No momento, você está visualizando 3.  Taxa populacional negativa

3.  Taxa populacional negativa

Porém, com relação ao decréscimo da taxa populacional, poderá sim trazer consequências desagradáveis, não sendo semelhante ao ‘medo da tecnologia’.

Se pensarmos que tudo o que fazemos tem como origem: o desejo de que amanhã tenhamos mais clientes do que hoje, que nosso produto seja mais vendido do que foi até agora, que tenhamos uma maior plateia no nosso próximo show, ou ainda que a construção civil continue impulsionando ou acompanhando o crescimento; vejo uma situação bastante preocupante e me explico.

Se em qualquer dessas atividades a população não crescer, poderemos ter duas situações:
– ou surgirá uma necessidade de mercado que antes não havia, ou,
serão anos difíceis para todos.
Nessa segunda opção, efetivamente, haverá desemprego, e na sequência, menor arrecadação pelo Estado e menos dinheiro para a pensão, principalmente se o Estado mantiver a mesma quantidade de funcionários, ou seja, os mesmos gastos.

Tenha em conta de que o Estado, assim como a Lei, sempre estão atrasados com relação a que a sociedade deseja, pois primeiro surge a necessidade e depois vem a sua regulamentação e a ação. Já havia pensado nisso?

Mas aí, o que fazer? Esperar que isso ocorra? Como não tenho resposta a essa pergunta, prefiro buscar mais dados, analisá-los e divulgar toda a informação, para que possa ser compartilhada, criticada e trabalhada. Somente juntos conseguiremos algo.

Próximo

Anterior

ir ao início do tópico

ir à apresentação do blog

Deixe um comentário