Por sermos tão grande e termos tantas coisas a nos encantar, muitas vezes não queremos analisar a realidade, o quanto malgastam nosso dinheiro e a razão pela qual ainda somos pobres. Simplesmente agradecemos por termos nascido aqui. Essa não vigilância tem um preço, que muitas vezes se paga com a própria vida.
Outro tema extremamente ligado ao bem-estar exagerado dos nossos legisladores é o planejamento econômico que deverá ser desenvolvido por qualquer Ministro do Planejamento ou da Economia. Não se conseguirá a aprovação de qualquer plano de crescimento sem que os nossos representantes tenham necessitado trabalhar algum dia e sem verem que dependerá do crescimento do país para poderem obter uma pensão decente. A pensão deles já está garantida, se preocupando ou não pelo país.
Nas últimas quatro décadas, o nosso crescimento econômico foi muito menor do que a média mundial, mas ninguém cobra esse planejamento e muitos dos nossos legisladores não pensam no amanhã da população. O importante é o dinheiro que será destinado ao Fundo Partidário, para tentarem prolongar a boa vida que levam. Tudo isso os faz estarem longe, muito longe da população.
Por não corrigirmos essas falhas existentes na Constituição, se já não estamos pagando um alto preço por isso, os nossos filhos e netos pagarão, com certeza pagarão.