1. Lendo e propondo mudanças
A nossa Constituição, com acertos, imperfeições e omissões, nos dá um início e julgo que não poderemos considerá-la completamente ruim. Se assim fizéssemos poderíamos levar a entender que ela deveria ser completamente refeita e dessa maneira, muito provavelmente, iria retardar qualquer alteração, o que para mim, é impensável.
Sua alteração se faz urgente por um único motivo: ela não limita os abusos que possam vir a cometer os integrantes dos Três Poderes e por fazer com que a vontade popular tenha que passar pela aprovação dos legisladores. Se você reparar bem, isso não foi o que Montesquieu idealizou, mas aqui demos um jeitinho.
Como nota digo que existem outras propostas de uma nova Constituição, feitas por pessoas muito competentes e que unicamente desejam o bem do Brasil. Seria interessante conhecer todas. A continuação está a minha proposta e a devida explicação para cada alteração.
De qualquer forma, é necessáario que o povo brasileiro se una e as exija. Se não forem feitas as alterações, será como manter o paciente na UTI somente com sedativos, sem atacar a infecção.
Desculpe-me se pareço tão dramático, mas a verdade é que estou sendo muito realista.
Nota: As Constituições anteriores não foram analisadas.
→ próximo
Você também poderá ir diretamente à última parte do tópico da Constituição, clicando em → G – Mãos à obra.