1. Desânimo, tristeza, raiva, insatisfação, humilhação, pobreza
Desejando ou não, todos esses sentimentos e estados estão relacionados com a corrupção.
Enquanto o progresso é oriundo da meritocracia, ou seja, da premiação e valorização do conhecimento, do trabalho e da pesquisa, a corrupção se utiliza dos comparsas, fazendo com que o saber seja menosprezado.
Hoje em dia, com a globalização, o país que não cresce, ou cresce pouco, é porque possui a corrupção como um significativo item em seu curriculum.
Seu povo não consegue barrá-la ou enxergar que a corrupção é a causa primária de seus males, é a doença que lhe corrói suas instituições, é o dinheiro fácil que reverte os bons valores e despreza a ciência.
Com a corrupção, muitas das horas trabalhadas acabam sendo desperdiçadas, gerando frustação, desânimo, insatisfação e tristeza, além de, logicamente, fazer com que o dinheiro perca seu valor, proporcionando somente pobreza, e não riqueza.
A ética passa a ser mera utopia e quem mente mais sairá vencedor. Ainda em formação, essa sociedade possui leis confusas e exclusivas, fazendo com que ninguém seja igual a ninguém e vencerá aquele que contratar um bom advogado ou tiver dinheiro para subornar a autoridade.
Manter o povo confuso e sem instrução, suficiente para não conseguir unir as várias notícias que vê, é o primeiro mandamento de todo corrupto. Para isso, ser o dono do ‘quarto poder’, a imprensa, é o segundo.
Para que se possa ler pouco a pouco no celular, apresentaremos esse tópico de uma maneira diferente: cada ítem estará separado dos demais. Esperamos que assim, todos se sintam encorajados a lê-lo.
Índice:

1. Temos identidade?

11. Primeiras contas

21. Quem são esses ‘sortudos’?

33. É necessário que a Lei funcione
