Já escutei de alguns que, por estarmos em um país jovem, ainda não temos identidade. Tamanha asneira! O Brasil possui 522 anos, o que pode ser considerado jovem, mas a partir daí dizer que não temos identidade, há algo equivocado. Estamos vendo, isso é verdade, alguns importantes esquecimentos com relação ao que deveria ser uma pátria, como deveríamos considerá-la, seus valores.
Com uma colonização por brancos portugueses, negros escravos africanos, índios nativos e várias colonias de imigrantes, alguns possam dizer que somos únicos, o que é uma verdade, mas essa mescla de tantas culturas não é diferente da grande maioria dos demais países.
E por causa disso está correto dizer que não temos a identidade própria de uma nação? A identidade se forma no dia a dia, no trabalho, no desejo de progredir e na união que isso acarreta.
Se progredir é dar o valor correto a tudo que temos, penso que falhamos justamente no básico, no ensino escolar, onde se antes cantávamos o Hino Nacional, hoje não mais. Se antes hasteávamos a Bandeira Nacional, hoje vemos artistas pisoteando-a, sem que sejam severamente punidos.
Muitas vezes tentam dizer que o conceito de cidadão do mundo é muitíssimo mais correto e bonito do que o de cidadão de uma só pátria, mas por trás tentam esconder seus feitos, nada condizentes com o comportamento de qualquer cidadão, desse ou de qualquer outro lugar.
Enfim, criar confusão na cabeça das pessoas é o lema daquele que quer ganhar sempre, inclusive dizendo que não temos identidade, mas temos honra, perseverança e fé, e o mais importante, a grande maioria deseja trabalhar para viver. Roubar são poucos os que querem, mas o problema é que o fazem muito bem.
Rubens, isso é um fato. Vivemos num país onde falta a consciência de cidadania.
Verdade.
O que fazer para que isso comece a se modificar?