Primeiramente vi um relatório feito pelo IBGE, onde informava que o Brasil terá uma população máxima em 2043, que será de 240 milhões de pessoas, e a partir daí a população decrescerá.
Isso chamou minha atenção e fui pesquisar a população mundial atual e a densidade demográfica de alguns países, e foi aí que vi que a China possui uma densidade demográfica de 145 hab/km2, a Índia, de 413 hab/km2, o Paquistão, de 244 hab/km2, os Estados Unidos, de 33 hab/km2, a Espanha, de 94 hab/km2, a Inglaterra, de 432 hab/km2, a Itália, de 201 hab/km2, e o Brasil de 25 hab/km2. —Aposto que você não pensava que a Inglaterra é mais densamente povoada do que a Índia!
Considerando a densidade demográfica mais alta vista acima (de 432 hab/km2) e utilizando-a nos 8,5 milhões de km2 do nosso Brasil, poderemos imaginar que 3,6 bilhões de pessoas caberiam aqui., ou seja, quinze vezes o máximo previsto naquele citado estudo. Assim sendo, fiquei, e ainda estou, um pouco desconfiado desse estudo, acertadamente ou erroneamente, não sei dizer.
Embora eu tenha consciência de que um grande fator que retarda o crescimento populacional seja a corrupção, e sabendo que, infelizmente, no nosso Brasil, está um pouco difícil iniciarmos sua derrocada, não quero acreditar que esse estudo possa estar correto.
→ Próximo
→ Anterior
Por que corrupção está ligada a crescimento populacional? Se fosse assim, a Índia seria o país mais corrupto do mundo… O Brasil já teria 300 milhões de habitantes.
Eu ousei em afirmar isso devido ao que vejo no Brasil.
Se ela não existisse, haveria mais investimentos, isso geraria mais empregos e as pessoas viveriam mais contentes.
Tudo estaria em harmonia para facilitar os casamentos e a proliferação.
Não pensa assim?
na minha opinião, corrupção não limita ou incentiva o aumento da densidade populacional.
limita sim, e muito, a qualidade de vida dessa população.
destrói a iniciativa e a integridade
pouca gente produzindo pouco conhecimento causa estagnação
muita gente produzindo muito conhecimento gera riqueza.
o grupo corrupto que insiste em voltar ao governo tem por único objetivo manter a população no primeiro grupo, muito mais fácil de manobrar.
Olá, primeiramente, obrigado pelo comentário.
Veja bem, se a corrupção não traz progresso ou as oportunidades de emprego, que são fatores primordiais para vivermos, tudo leva a crer que faz com qu eo homem ou a mulher procurem ir para um lugar melhor e se esse lugar for fora do país, já teremos uma diminuição da taxa de crescimento.
Exagerado? Sim, mas acontece, e já podemos ver muitos brasileiros vivendo fora do país.
Se não formos ao extremo, a dificuldade que o trabalhador encontra em ter uma menos árdua, o faz ter que estudar ou ter dois empregos, deixando a constituição da família em segundo plano.
Vc não pensa que isso já é uma realidade vivida por muitos?