19. Buscando uma explicação

Imagine que você dê dinheiro a alguém de uma família rica, onde a riqueza vem de longa data, mas ele mesmo nunca precisou trabalhar. Dessa maneira, ele terá duas opções: ou tentará aplicar em algo produtivo ou em investimento a longo prazo. O longo prazo poderá ser o de esperar que a terra se valorize, por exemplo.

Já o dinheiro na mão daquele cujo situação não é muito abastada, fará com que haja uma tentativa de investimento com retorno mais rápido, o que poderá significar iniciar a produção de algo, e isso gerará trabalho, emprego, desenvolvimento o curto prazo.

Tente enxergar essa hipótese em uma situação macro, com muitos estando na situação daquele rico dito anteriormente. O progresso demorará mais em aparecer, pois sua fonte de renda não depende do desenvolvimento da região.

A corrupção pode ser a origem daquele dinheiro fácil na mão do rico? Se sim, já entenderemos que a corrupção causa não somente um prejuízo momentâneo, mas também a médio e longo prazo, podendo serem esses muitíssimos maiores.

Se essa é uma hipótese plausível, poderemos estimar quanto a corrupção nos dá de prejuízo?

→ Próximo

Início do tópico Corrupção

Deixe um comentário