No momento, você está visualizando E2.  A pensão sendo paga pelos colegas de trabalho

E2.  A pensão sendo paga pelos colegas de trabalho

Para o 1º trabalhador

Nessa hipótese, vamos considerar que o salário permanece constante e que a contribuição à aposentadoria é de 10%.

Para o trabalhador que irá se aposentar primeiro, significa que deverá haver a contribuição de 9 companheiros além da sua, para que possa receber 100% do seu último salário bruto, depois de 35 anos trabalhados.

Para cada trabalhador, no 36º ano, teríamos que ter 9, ou melhor, 10 companheiros, pois um se aposentou e isso equivale, pasmem, a um aumento na quantidade de trabalhadores de 900% 23 ao longo desses 36 anos, ou de 6,8% 23 ao ano.

Se considerarmos que há uma evolução dos salários em 4 vezes, desde o início até a aposentadoria, poderemos supor que ela é gradual, e assim, o fator de correção Fc2 deve ser aplicado, o que nos levaria a necessitar ter 16.24 colegas pagando a sua pensão, e isso equivale a um crescimento populacional de 1500% 25, ou 8% 25 ao ano, indefinidamente. Esqueça, isso nunca ocorrerá!

Tanto o Brasil como também alguns outros países já cresceram mais do que isso em um curto período, porém…, é só, …além de que um crescimento econômico acima do populacional depende de muitos fatores internos e externos ao país.

Próximo

Para conhecer o que o pequeno número, colocado no lado superior direito, de algumas palavras ou números, significa (2341 12), clique aqui   →   Explicações

Deixe um comentário