No momento, você está visualizando D1. Fatores de correção – aqui o FC1

D1. Fatores de correção – aqui o FC1

Para que o cálculo anteriormente feito esteja mais fidedigno, vamos analisar algumas situações que poderão ocorrer ao longo da vida.

Crises…

que resultem em uma interrupção ou diminuição na contribuição à pensão irão ocasionar uma redução da mesma. A questão é: como isso afetará os cálculos? Depende, …do tempo que durarem esses percalços e da habilidade em encontrar novos caminhos para seguir adiante. Vamos utilizar um exemplo de crise em que, aos 55 anos, o trabalhador perde sua remuneração e somente depois de dois anos consegue novamente ganhar algo, mas somente a 60% do antigo salário. Se esse trabalhador se aposentar aos 65 anos, em quanto a sua pensão estará afetada? A esse resultado, chamaremos de Fator de Correção 1, ou FC1, e será equivalente a 0,74.17 ou 74%. Isso significa que ele deverá receber 26% menos em sua pensão, ou que ele deveria ter contribuído com 0,35% mais (1/0,74), quando contribuía.

E se há mais de uma crise, é melhor nem tentar encontrar um outro FC1, pois você ficará sem saber o que pensar.

Para ver o próximo fator de correção, clique aqui

Para voltar ao início do tópico, clique aqui → As contas estavam muito simples

Para conhecer o que o pequeno número, colocado no lado superior direito de algumas palavras ou números, significa (2341 12), clique aqui   →   Explicações

Deixe um comentário