O tema da aposentadoria é o mais importante de todo esse blog.
É necessário pensar o que ela significa, o que deveria ser, as formas de se receber uma pensão, e qual o motivo do INSS estar sempre no vermelho, parafrasenado o que dizem.
Trabalhamos para que, pouco a pouco, você possa ir entendendo tudo.
Para iniciar a leitura desse tópico, clique aqui.
Não vejo a aposentadoria como sendo a origem de toda a nossa desigualdade social. Entendo que ela possa perpetuar a nossa desigualdade ou criar uma desigualdade que ainda não tínhamos sentido em nossa própria pele, por conta da redução drástica de ganhos, depois de encerrado nosso ciclo de trabalhador melhor remunerado. Isto porque as regras são diferentes para alguns.
Veja bem, se os nossos congressistas não tivessem toda essa mordomia que possuem, ou possuiam, trabalhariam mais para a população.
Outro detalhe é que há muitos que se aposentam muito cedo, com menos de 60 anos, e assim, a sociedade fica dividida entre os que já não trabalham, mas ganham bem, e os que trabalham, e mesmo assim ganham mal.
O pior de tudo é o problema de saúde.. muito de nós aposentados trabalhamos para pagar um plano de saúde e essa renda extra que conseguimos as duras penas, é cobrado imposto. Não oferecem saúde de qualidade e nos tiram mais ainda quando trabalhamos na aposentadoria. Se precisamos desse trabalho é porque o governo não nos atende e além deles não nos atenderem, nos tiram mais nos impostos. Para mim isso é muito perverso. Quem trabalha na aposentadoria deveria pagar zero de imposto, pois está corrigindo um erro da nossa política. É vergonhoso taxar quem trabalha para poder ter cuidados médicos na velhice, quando o governo deveria suprir essa necessidade, não consegue devido à corrupção do país. Gasta muito e mal.
Olá César,
Sem dúvida!
Sem contar o preço dos medicamentos, outro absurdo. Querer ganhar dinheiro em cima de doença, me parece um crime.
Na Espanha, por exemplo, um medicamento que no Brasil me custava o equivalente a 9 dólares, o comprei por €3, e se eu tivesse a prescrição médica, pagaria €1,5.
De qualquer maneira, seu comentáraio merece ser incluído ao texto do blog.
Tão pronto eu tenha o rascunho, te envio para sua apreciação.
Muito obrigado.