No meu entender, um tema que dificulta bastante qualquer correção ou melhora da Constituição é o tema das reeleições. Interessante é observar que quando de sua promulgação em 88, essa condição não havia, essa é a verdade.
Para o corrupto que possa vir a ocupar funções no Legislativo ou Executivo, a reeleição faz com que seu enriquecimento seja maior ainda, pois para ele é como o elixir da vida. Tudo pode e consegue!
Porém, até que tenhamos uma estrutura que penalize rigidamente os corruptos, a ênfase do nosso pensamento deve ser as próximas eleições. Tentar colocar qualquer outra meta como a principal, será um erro que não conseguiremos reparar. Embora ainda haja muitos corruptos soltos e causando enorme prejuízo à Nação, a corrupção no Executivo Federal está diminuindo e isso é fundamental para melhorarmos o nosso futuro.
Não é uma Constituição que contém somente princípios e fundamentos de como uma nação deve estar constituída, em quais conceitos a sociedade deve se basear para se desenvolver e como o cidadão será protegido pelo Estado nas diversas etapas da vida. Por sua vez, ela possui detalhes de como o Estado deve ser administrado, sem, contudo, levar em conta a sua eficácia, o dinheiro necessário para tal e a ganância do ser humano.