No momento, você está visualizando 2. Montesquieu, um incompreendido

2. Montesquieu, um incompreendido

Esses poderes deveriam ser interdependentes, considerando o que a cada um pertence, mas tendo relações consultivas entre si, tendo em conta que o resultado do trabalho em conjunto seria, e é, o que importa. Mas será que isso é o suficiente? Por que para alguns países é e para outros não? O que falta?

O problema é que em muitos países, os que estão no comando facilitam a vida dos seus companheiros de Partido, ou seus comparsas, para se perpetuarem no cargo, diretamente ou de forma familiar, tudo fazendo para que os Três Poderes sejam eles mesmos, agindo, vigiando, condenando e prendendo. Usam milhões em dinheiro do contribuinte para comprar aliados e jogar o exército contra seu próprio povo. Se pudéssemos ver quantas vezes Montesquieu já se remoeu ou se levantou do seu túmulo, penso que todos ficaríamos assustados.

Há alguns conceitos que não deveriam ser alterados, tal como ‘todo homem é igual perante a lei’. Isso significa que a lei seria a mesma para todos, e se são todos, não deveria haver exceção, certo? Sim, mas o homem gosta de ser diferente um do outro, e dependendo de sua prepotência, isso é imensurável, indo muito além do equilíbrio, ultrapassando o imaginável.

Próximo

Deixe um comentário