15. E assim…

  1. O jovem vai crescendo e com ele a libido, um impulso consideravelmente forte, juntamente com o desejo de ser importante e rico.
  2. É fácil viver uma adolescência com o dinheiro dos pais e pensar que é rico, que não necessita estudar ou fazer muita coisa para ser bem-sucedido. É mais fácil ainda se desesperar quando perceber que ainda não possui nenhuma conquista própria.
  3. O seguinte passo é a percepção do meio, e, se estamos num meio corrupto, a meritocracia será substituída pela amizade e interesses, fazendo com que os estudos não sejam assimilados, …e assim perderemos uma geração.
  4. Fortemente ligado à corrupção está o comércio de drogas, reforçando o tema de que se pode ganhar dinheiro sem estudar.
  5. Junto com as drogas, o comércio ilegal de armas, fazendo com que sejam muito temidos aqueles que as têm.
  6. À medida que a adolescência avança, tudo passa a estar ao alcance das mãos, inclusive o direito ao voto, pois o Estado já o considera apto para tal. Mas será que já possui todos os conhecimentos necessários para votar bem? Como aqui o assunto é a sensualidade, vamos deixar esse particular para outro capítulo.
  7. A falta de emprego que sofrem pessoas em pleno vigor físico e mental, influencia sobremaneira o adolescente, levando-o a ter uma visão apreensiva do futuro.
  8. Soma-se a isso o conceito de que, aqui no Brasil, laboralmente, não se considera necessária a experiência que uma pessoa de 60 anos possa transmitir, inclusive sendo considerada desatualizada. Essa situação pode fazer com que os jovens, que não tiveram uma educação familiar adequada, percam o respeito a essas pessoas, mais experientes e com vontade de continuarem trabalhando por um tempo, ou mesmo necessitando desse labor.
  9. Com o avanço da medicina e da tecnologia, métodos e medicamentos contraceptivos contribuem para que os usuários se sintam quase 100% seguros. O problema está em este ‘quase’.

Resumindo, tudo isso contribui para que o jovem pense que a vida deva ser vivida o mais intenso e rapidamente possível, o que inclui ter relação sexual precoce e correr o risco de uma gravidez não desejada. Talvez você nunca tenha parado e pensado que tudo está relacionado, mas realmente está.

Seguinte

Deixe um comentário