13. A partir dos 11 anos

Não separamos a pré-adolescência da adolescência para não incorrer em erro, pois há muita diferença desse conceito entre as diversas regiões que temos. Entre os 11 e 17 anos, são muitos os fatores que contribuem para a formação do jovem, tais como:

13.1  O ensino escolar,

…que no Brasil se permite que o aluno passe para o ano seguinte, mesmo não tendo aprendido os conceitos necessários. Isso faz parte de uma política de implantação de uma igualdade ineficiente, aquela em que todos ficam igualmente ignorantes e pobres, com exceção dos donos do poder, que passam a adquirir um patrimônio tal que dele possam viver seus descendentes até a 5ª geração.

13.2  O incentivo à leitura

É algo que deve fazer parte da formação do jovem, embora saibamos que muitos líderes sequer leram algum livro na vida, sendo os maiores maus exemplos para a juventude. Ler um livro não é somente ler as palavras e frases aí escritas, mas sim interpretar a ideia que se quer transmitir, imaginar, viajar no tempo e no espaço, parar e reflexionar. Ler é essencial ao desenvolvimento intelectual.

13.3  O incentivo à prática do esporte

Saber unir o tempo livre com o desenvolvimento físico e o convívio social proporcionado pelo esporte é algo indispensável, e aqui devemos entender que videogame não é esporte, pelo menos não desse a que nos referimos.

→ Seguinte

Deixe um comentário