A única coisa que interessa ao corrupto com poder é que você seja um fora-da-lei, e quanto mais grave for tua falta, melhor para ele. Por favor, leia esta frase quantas vezes for necessária para que você entenda o que isto significa.
Para o político corruto, é interessante que a população seja ignorante, pois assim ela se sente inferiorizada —por não entender de muitas coisas, principalmente de economia—, e consequentemente seus membros se converterão em seres humildes e obedientes, acreditando que assim foi o que Deus quis, ou se revoltarão, podendo inclusive se tornarem em assassinos, e desde que não sejam assassinos de ninguém da família dos corruptos, a estes não lhes importará muito.
Em uma sociedade onde todos infringem a lei, quem tem o poder de articular situações é o máximo ganhador.
Ao político corrupto interessa que você seja um assassino, que você sonegue, que você não trabalhe e viva do Estado, ou mesmo que você trabalhe com drogas, pois você sempre vai precisar dele para se livrar da prisão ou algum outro favor, garantindo teu voto a ele. Ele não tem interesse ou não tem capacidade para fazer uma lei para que você viva melhor e você mesmo possa inclusive dar emprego. Ele prefere nomear alguns assessores para te dar dinheiro como incentivo ou ajuda —o Estado como mãe, pai e irresponsável. Ele não tem capacidade de criar um bem-estar onde a própria sociedade crie empregos, mas prefere criar bolsas para todos ‘os mais necessitados’, e que assim continuarão necessitados por 5, 10, 15, 20 ou mais anos. Já havia pensado nisto?
A corrupção é como a bola de neve que nunca pára de crescer, até que encontra uma montanha a sua frente, e esta montanha não é outra coisa do que a sociedade que reage, não tenha dúvida disto.