3. No Brasil

No Brasil, como em outros muitos países onde existe a corrupção —esta malversação do dinheiro de todos—, como mínimo, ela passa a danificar a dignidade da população, afetando sua qualidade de vida e pondo à prova sua paciência, valentia e determinação.

No pior ato que o ser humano pode fazer contra o outro, que é a guerra, se escraviza ou se fazem experimentos ‘científicos’ com a vida dos inimigos —muitas vezes sem qualquer anestesia ou respeito ao ser humano—, mas a corrupção faz prisioneira a própria população, tratando-a como idiota, enganando-a em seus mais diversos aspectos, roubando-a e explorando-a com o único objetivo de que os políticos corruptos, todo-poderosos, aumentem seus patrimônios e suas influências. O político se elege para exercer um cargo por um determinado tempo, mas na verdade o que quer é ser dono.

Tudo isto causa um terrível efeito: a desmoralização da sociedade. É importante entender que esta grave perda de credibilidade e de planos, pessoais e coletivos, foram causados por aqueles que se denominavam honrados patriotas, os mesmos que solicitaram a participação de todos no ‘Direta Já’, estes que recorrem à televisão para pedir nossa confiança e respeito. Nos dá a impressão de que a famosa expressão dita por Kant “a honradez é a melhor política” não é conhecida por eles.

→ Próximo

Início do tópico Corrupção

Deixe um comentário