Quanto à televisão, podemos afirmar que em outros países não vemos tanta sensualidade mostrada como aqui, embora tenhamos que ressaltar que com a divulgação de filmes e a comunicação global, os valores éticos e morais acessíveis aos jovens estão sendo modificados e talvez deturpados.
Um ponto a considerar é a diferença que encontramos lá fora entre a nudez e o sexo. Embora estejam ligados, por uma questão de respeito na utilização do corpo do outro, nudez e sexo não são considerados a mesma coisa, e uma prova disso é que você pode ir à uma praia de nudismo ou mesmo à uma sauna mista, onde todos estarão nus, e não encontrar um clima de assombro ou excitação.
Para nós brasileiros pode ser difícil entender isso, mas é assim mesmo. Por outro lado, há culturas onde a pessoa se veste da cabeça aos pés, mesmo para ir à praia, o que para nós também seria impensável.
É importante que se entenda que há valores culturais diferentes, significando diversos conceitos, diferentes formas de pensar e agir, o que nos faz entender que muitas das definições anteriores podem não ser as mesmas nessas diferentes culturas.
Também é verdade que o fato de a pessoa estar vivendo em uma cultura diferente não é o bastante para que ela assimile essa cultura em pouco tempo, haja vista o aumento de delitos ocasionados por imigrantes, nos países em que os aceitaram. Se pensarmos que eles estavam fugindo de uma cultura que os oprimia, já não entenderemos nada mais.
O que é bem visível é que nas sociedades desenvolvidas, o respeito ao outro sexo está cada vez mais presente, embora devamos reconhecer que a idade em que se pratica a primeira relação sexual esteja diminuindo na população mais abastada, e continua muito cedo nos lugares mais remotos do progresso.
Resumindo: cuidado com o que se vende, pois pode não ser o que realmente se faz.
→ Seguinte