A Moral pode depender dos costumes, do que se tem como fonte do saber e também de como a interpretamos. Já a Verdade depende de pesquisa, de conhecimento científico e de raciocínio sobre os fatos. Juntas, a Moral e a Verdade trabalham para que todos possamos conhecer nosso passado, saber como agir no presente, e imaginar e trabalhar para um futuro sem precedentes.
Mas há pessoas que sem terem um conhecimento reconhecido pelos demais, transformam e enobrecem outras vidas. Se isso acontece, é porque elas já conhecem tudo e um pouco mais, é porque seguem seu íntimo de bondade e sabedoria, é porque são grandes mesmo sendo pequenas aos olhos de outros.
O que é relativo aos costumes, tem a ver com regras e formas de pensar de uma coletividade, do que ela julga necessário para sobreviver e progredir. Entre as várias civilizações havia e há culturas muito diferentes, mas o futuro as impulsiona para que a diferença seja cada vez menor. Povos que cultuavam sacrifícios humanos também transmitiam insegurança aos seus habitantes e hoje praticamente desapareceram por si só. A essência do homem sempre foi a mesma, ser justo e se sentir seguro, e assim continuará sendo.