No momento, você está visualizando 1.  Desde Cabral

1.  Desde Cabral

Para evitar as invasões por outros povos colonizadores, o Brasil foi dividido em 15 Capitanias Hereditárias, mesclando características comuns, divisão geográfica e interesses políticos. Suas administrações eram inicialmente mantidas pela Coroa Portuguesa, que, aos poucos, com os altos impostos e a exploração do ouro, da prata e da madeira, a Coroa passou de mantenedora a ser sustentada, mas não por todas as Capitanias.

O problema está que desde então, algumas Capitanias ainda continuam necessitando de dinheiro para se manterem.

Com o tempo e também com o crescimento territorial do nosso país, as Capitanias se transformaram nos 26 Estados e 1 Distrito Federal que temos hoje. Até aqui é pura história, geografia e de conhecimento da maioria.

→ Próximo

Ir ao início do tópico  → clique aqui.

Este post tem 6 comentários

  1. Paulo

    Não vejo problemas no texto. Trocar a chamada de “Capitanias Hereditárias” por outro nome mais forte? Quem sabe de “O Brasil que sustenta o outro Brasil”, focando no disparate de estruturas dadas a estados que são cabides de emprego e que a representatividade não justifica um bando de gente pendurada e gerando despesa. Toda a Amazônia com 4 Senadores, idem para o Nordeste (no máximo uns 8), e assim vai… Proporcional ao PIB e aos recursos que gera para a União.

  2. Hinaide

    A reforma constitucional é medida urgente para nosso país corrigir os absurdos apontados em seu texto . Mas , infelizmente , esta reforma resvala em interesses políticos e econômicos além do
    Nosso conhecimento. Como conseguir mudar isso : eis a questão mais difícil de ser respondida . Parabéns pelo texto claro e preciso.

    1. rubenssloberto

      Muito obrigado pelo comentário.
      Penso que ninguém foi para as ruas exigir a alteração devido a que não se deram conta dessa necessidade, do prejuízo que esses privilégios nos causam.
      Temos que divulgar essa informação o mais rápido possível.

  3. Hadouken

    Muito bom o artigo!
    Teria como mesclar certos estados e municípios, cuja população é pouca, ou isso seria muito radical?
    Eu adoro a ideia de deixar o povo com o máximo de dinheiro possível.
    Sei que nos EUA o número de senadores é fixo: 2 para cada estado.

    1. rubenssloberto

      Muito obrigado pelo elogio.
      No item 13 já acrescentei essa sugestão da mescla de municípios e estados. Valeu!
      Também no item 13 estou sugerindo ter somente 1 senador por estado. Já é o suficiente!
      Abraços.

Deixe um comentário