No momento, você está visualizando 17.  Respostas

17.  Respostas

Vamos iniciar dando uma resposta para a pergunta ‘c – Se estivermos vivo, isso afetará as nossas aposentadorias? Tem certeza?’.  Não, você não tem certeza de que isso não afetará sua pensão, sinto muito!

Se sua resposta foi ‘sim’ às perguntas ‘d’ e ‘e’ acima (d – Se você estiver vivo, em qual situação você gostaria de ver seus descendentes? Na melhor situação possível?; e – Se pudermos fazer algo hoje, para que nossos netos e bisnetos possam estar em uma situação melhor amanhã, nós gostaríamos de saber o que seria esse algo?), então questione quem você puder, até que ele:

  1. consiga explicar, e você entender, que isso ocorrerá mesmo com a diminuição da população, ou;
  2. diga a você o que fazer para que o Brasil cresça.

Para o item ‘i’ acima, se você aceitar suas explicações, te informo que até agora, não conheço nenhum país, fora o Japão*, que tenha crescido em qualidade de vida sem um incremento da população.

  • Como nota, devo dizer que o Japão o consegue por suas exportações, oriundas da alta tecnologia que tem e principalmente devido à infra-estrutura extremamente organizada que possuem. Assim mesmo, somente desde 2010 sua taxa populacional é negativa, e também não sabemos o quanto trabalharam anteriormente para que não houvesse um impacto na sociedade.
    Você poderá pensar que com o Brasil poderá passar o mesmo, devido à quantidade de produtos agrícolas que poderemos exportar, o que terei que te dar razão, porém, se esse for o único motivo plausível, digo que muito de nós deveríamos ir ao ramo da agropecuária, esquecendo os demais existentes, e assim mesmo, não tendo tanta certeza, pois é futuro, o futuro é incerto, e não somos tão organizados quanto o Japão.
  • Outra observação que faço, como está salientado no comentário abaixo, a melhoria da qualidade de vida está ligada a melhora da educação. Como consequência, produtos de maior valor agregado, maiores receitas, que até permitem um aumento da população, mantendo e até melhorando os indicadores de qualidade de vida. Assim sendo, não é fruto exclusivamente do aumento populacional.
  • Há um detalhe muito importante: todos economizam muito para a suas aposentadorias, fazendo com que a pensão paga pelo governo não seja a maior parcela do que recebem.

Próximo

Anterior

ir ao início do tópico

ir à apresentação do blog

Este post tem 2 comentários

  1. Paulo Medina Marques

    A melhoria da qualidade de vida esta ligada a melhora da educação. Como consequência, produtos de maior valor agregado, maiores receitas, que até permitem um aumento da população, mantendo e até melhorando os indicadores de qualidade de vida.
    Não é fruto do simples aumento populacional.

Deixe um comentário