Se a instrução se aprende na escola e a educação em casa, como um corrupto educa sua família?
De uma maneira geral, uma pessoa madura, honesta, e que trabalha fora do lar, sai pela manhã de sua casa, regressa tarde, se ocupa do bem-estar de sua família e se preocupa que tudo esteja em ordem, muitas vezes sem tempo para si mesmo. Trabalha para si, para os seus e para o Estado, pagando os impostos, e pensando na aposentadoria.
Voltamos a falar do corrupto. Vemos que trabalha com um único fim, o de ganhar muitíssimo dinheiro e/ou poder. Nunca se contenta com o que tem. Rouba e rouba muito, garantindo seu futuro, o de sua família e parentes e talvez até de seus bisnetos.
O que o corrupto pode ensinar para sua família? A ter paciência? a confiar? a esforçar-se por algo que acredite ser importante? a aprender a perder esperando uma próxima vez? a respeitar a seus iguais? a trabalhar para construir uma sociedade melhor? Se alguém tem a coragem de responder afirmativamente a estas perguntas, que feche o livro e viva cem anos mais como ‘Alice no País das Maravilhas’.
O corrupto ensina a seus filhos a arte de roubar e enganar, de passar por cima de tudo e de todos. Se o exemplo é o melhor ensinamento, sabemos que não estamos equivocados. Além disto, quais são os meios que o corrupto utiliza para instruir seus filhos? O melhor possível. Utilizando o dinheiro público em proveito próprio, consegue fazer que seus filhos estudem em colégios de prestígio, até no estrangeiro, talvez pagando de uma única vez todo o curso e a estância, ‘garantindo o futuro de sua prole’. Como o seu filho enfrenta a vida? Sem nenhum problema. Assim, é muito comum ver a um filho ou filha ‘de papai e mamãe’ sendo prepotente, sentindo-se superior, com um carro que atrai a inveja de todos, sempre rodeado de gente bonita, gastando mais do que o normal, enfim, vivendo sem pudor com um dinheiro que não é seu porque foi roubado pelo seu pai ou sua mãe.
Se alguém pensa que um dia tudo isto deixará de acontecer sem que se faça algo contra, é porque conhece muito pouco ou quase nada de história.
Um corrupto é muito perigoso, mas ainda assim não se compara a seu filho, muitíssimo mais prepotente.